top of page

Mascote Van Gogh - Escola Júlio Benatti

A História do Mascote

Maio de 2013

 

ERA UM DIA LINDO, NAS MARGENS DO RIO AMAZÔNAS, O SOL BRILHAVA E DAVA PARA ESCUTAR O BARULHO DAS ÁGUAS MOVIMENTADAS DO RIO E UMA INFINIDADE DE CANTOS DE PÁSSAROS FAZIAM UMA VERDADEIRA SINFONIA DENTRO DA FLORESTA. ALGUNS ANIMAIS DESCANSAVAM E TOMAVAM BANHO DE SOL NAQUELE DIA. UMA FAMÍLIA DE JACARÉS ESTAVAM SE PREPARANDO PARA ENTRAR NO RIO. HAVIA UM JACARÉ MUITO GRANDE ERA O MACHO DO GRUPO, UM JACARÉ FÊMEA E TRÊS FILHOTINHOS PEQUENOS, PARECIA SER UMA LINDA FAMÍLIA.

UM BARULHO ASSUSTADOR INTERROMPE A MÚSICA DA FLORESTA, ERAM TIROS. SEIS CAÇADORES ARMADOS E ASSUSTADORES IVANDEM AS MARGENS DO RIO E ANTES QUE OS ANIMAIS PUDESSEM SE DEFENDER, O JACARÉ GRANDE, O PAI, MORRE COM VÁRIOS TIROS. A FÊMEA DESESPERADA, TENTA FICAR POR CIMA DOS SEUS FILHOTES E LUTA PARA SOBREVIVER, MAS EM POUCOS SEGUNDOS TAMBÉM É MORTA.

OS TRÊS FILHOTES ENTÃO SÃO CAPTURADOS, COLOCADOS EM GAIOLAS, E JUNTOS COM MILHARES DE OUTROS ANIMAIS VÃO PARA DENTRO DE UM GALPÃO. PASSAM DIAS EM UM LUGAR ESCURO E APERTADO, COM FOME, COM MEDO E ENTÃO SÃO LEVADOS PARA UM CAMINHÃO. DIAS E DIAS VIAJANDO EM NUM LUGAR QUENTE, E FINALMENTE O CAMINHÃO É PARADO PARA UMA FISCALIZAÇÃO DO IBAMA, QUE DESCOBRE OS ANIMAIS ALI.

ELES IAM SER VENDIDOS ILEGALMENTE. FOI MUITO TARDE PARA ALGUNS QUE JÁ ESTAVAM MORTOS PELO DESGASTE DA VIAGEM E PELA HORRÍVEL FORMA EM QUE FORAM ARRANCADOS DO SEU AMBIENTE E DE SUAS FAMÍLIAS. DOS TRÊS FILHOTES DE JACARÉ, APENAS UM SOBREVIVEU, MAS ESTAVA MUITO DOENTE. ELE FOI LEVADO PARA UM INSTITUTO DE ANIMAIS SELVAGENS ONDE UMA VETERINÁRIA SE EMPENHOU MUITO PARA SALVÁ-LO. MAS ELE NÃO QUERIA MAIS COMER E POR FICAR TANTO TEMPO SEM PODER SE MOVIMENTAR FICOU MUITO FRACO.

UM DIA O FILHO DA VETERINÁRIA FOI VISITAR OS ANIMAIS QUE A MÃE ESTAVA CUIDANDO. PERTO DA GAIOLA ONDE ESTAVA INTERNADO O JACARÉZINHO DOENTE O MENINO PAROU OLHOU O BICHINHO E COMEÇOU A FAZER UM DESENHO. NAQUELE MOMENTO SÓ HAVIA NA SALA O MENINO E O JACARÉ. O MENINOU COMEÇOU A FALAR COM O JACARÉZINHO COM A INTENÇÃO DE AJUDÁ-LO, ENQUANTO DESENHAVA:

- MINHA MÃE ME CONTOU A SUA HISTÓRIA, DEVE TER SIDO TRISTE PERDER SUA FAMÍLIA. MAS VOCÊ PRECISA MELHORAR, SE VOCÊ NÃO COMER, NÃO VAI CONSEGUIR. MAS AINDA TE ACHO MUITO FORTE POR RESISTIR ATÉ AGORA.

O MENINO MOSTROU AO JACARÉZINHO O DESENHO QUE ESTAVA FAZENDO, ELE ESTAVA DESENHANDO UM LUGAR LINDO NAS MARGENS DE UM RIO, CHEIO DE ANIMAIS. AO VER O DESENHO, O JACARÉZINHO SE LEMBROU DE COMO ERA FELIZ E O MENINO PERCEBEU QUE ELE HAVIA GOSTADO DO DESENHO.

- VEJA SÓ! VOCÊ SABE DO QUE ESTOU FALANDO! VOCÊ PODE ME ENTENDER! QUE BOM!

O JACARÉ COMEÇOU A COMER, E O MENINO INSENTIVAVA COM MAIS DESENHO BONITOS. PASSOU ALGUNS DIAS E O MENINO VISITOU MUITAS VEZES O JACARÉZINHO. COLOCOU O NOME DELE DE VAN GOGH PARA HOMENAGEAR UM ARTISTA QUE TAMBÉM GOSTAVA MUITO DE DESENHOS. ENTÃO FINALMENTE O VAN GOGH MELHOROU, E AGORA PODERIA IR PARA UM ZOOLÓGICO OU UM LUGAR QUE PUDESSEM CUIDAR DELE POIS ELE NÃO PODERIA VOLTAR PARA NATUREZA POIS SUA SAÚDE ERA MUITO FRÁGIL.

A VETERINÁRIA SURGERIU QUE COLOCASSE ELE EM UM ZOOLÓGICO DE UM PARQUE QUE HAVIA NA CIDADE ALI PERTO. ELE FOI PARA O ZOOLÓGICO MAS NÃO SE SENTIA FELIZ, POIS HAVIA GOSTADO DO MENINO E DOS DESENHOS QUE ELE FAZIA. O MENINO SE LEMBROU QUE EM UMA ESCOLA QUE ELE HAVIA ESTUDADO, ELE TEVE UMA PROFESSORA DE ARTES QUE GOSTAVA MUITO DE DESENHOS, E NESSA ESCOLA HAVIA MUITAS CRIANÇAS QUE DESENHAVAM TAMBÉM. ENTÃO SUA MÃE LIGOU PARA A PROFESSORA QUE VEIO ATÉ O PARQUE E GOSTOU MUITO DE CONHECER O VAN GOGH.

A PROFESSORA TINHA CERTEZA QUE SEUS ALUNOS IRIAM AJUDAR A CUIDAR DELE E DAR TODO CARINHO QUE ELE PRECISARIA, ALÉM DE PODER FAZER MILHARES DE DESENHOS PARA VAN GOGH SEMPRE SE SENTIR FELIZ. VAN GOGH AGORA MORA NA ESCOLA MUNICIPAL JÚLIO BENATTI. TODOS OS ALUNOS AJUDAM A CUIDAR DELE. ELE TEM UM LAR, E SE SENTE FELIZ TODAS AS VEZES QUE VÊ OS LINDOS DESENHOS QUE AS CRIANÇAS FAZEM PARA ELE!

bottom of page